1) BOLSAS DE MONITORIA

A monitoria caracteriza-se pelo conjunto de atividades relacionadas ao exercício da docência pelos alunos de graduação, despertando o interesse pela carreira docente. É o momento em que o aluno, acompanhado e orientado pelo docente responsável pela disciplina, tem oportunidade de aprender como planejar aulas, elaborar e/ou selecionar materiais didáticos de apoio ao desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, além de oferecer suporte didático aos alunos que estão cursando a disciplina, incluindo as práticas de campo e de laboratório.

Para se candidatar à bolsa de monitoria, o aluno precisa ter cursado a disciplina a qual pretende ser monitor e ter obtido grau igual ou superior a 7,0 (sete), ter CRA igual ou superior a 6,0 (seis) e não ter sofrido sansão disciplinar. O aluno deverá ter carga horária disponível de 08 (oito) a 12 (doze) horas semanais.

Existe a possibilidade de o aluno ser um monitor voluntário. Neste caso, ele não receberá o valor mensal creditado aos bolsistas. Esta modalidade de monitoria é interessante para aqueles que já possuem alguma bolsa não acumulável e têm o desejo de exercer as atividades deste programa. Assim como os monitores bolsistas, os monitores voluntários terão registrado em seus históricos a participação no programa de monitoria, o que é interessante para fins curriculares.

Usualmente no final do ano o edital de monitoria é divulgado aos alunos. Para mais informações, consulte a seção Bolsa de Monitoria no site da Pró-Reitoria de Graduação (PR1) da UFRJ.

 

2) BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

A UFRJ oferece, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Bolsas de Iniciação Cientifica (IC), com recursos da UFRJ e do CNPq. As bolsas são concedidas aos projetos de pesquisa registrados na base de dados SIGMA-UFRJ. A experiência como bolsista IC representa um importante diferencial na formação acadêmica do aluno, preparando-o para a aplicação do método científico, seja para dar prosseguimento aos seus estudos em pós-graduação, seja no exercício profissional no mercado formal de trabalho.

Os alunos também podem realizar atividades de iniciação científica voluntária entrando em contato direto com professores envolvidos com pesquisas de seu interesse. 

 

3) BOLSAS DE EXTENSÃO

A UFRJ oferece Bolsas de Extensão através da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), com recursos da UFRJ e de outras instâncias de fomento. As bolsas são concedidas aos projetos de Extensão registrados na base de dados SIGMA-UFRJ. A experiência como bolsista de Extensão permite ao aluno exercer plenamente seu papel como cidadão e, à universidade, cumprir sua missão de contribuir para o encaminhamento de soluções para os problemas da sociedade.

 

4) PROGRAMA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DE APOIO AOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA (PAEALIG)

O PAEALIG tem como objetivo principal oferecer ao aluno de graduação da UFRJ, com aproveitamento acadêmico satisfatório e interesse pela computação, a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos na instalação, organização, gestão, operação e atendimento aos usuários de laboratórios de informática para fins acadêmicos. 

 

5) BOLSA AUXÍLIO E AUXÍLIO-MANUTENÇÃO

A bolsa auxílio é destinada aos alunos carentes e a bolsa auxílio manutenção é destinada aos usuários do alojamento universitário. Consulte o site da SuperEst – Superintendência Geral de Políticas Estudantis da UFRJ.

acessoainform  ouvidoria  injc  pr1 superest  ru  linkyoutube  museu

UFRJ Graduação - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ