As bases do curso de graduação em Nutrição estão consonantes com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Nutrição com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
O Nutricionista é um profissional da saúde, com formação generalista, humanista e crítica. É capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. A formação deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
O atual processo de globalização com mudanças no campo econômico, político, sociocultural e tecnológico que caracterizam o contexto histórico em que vivemos, tem influenciado os cursos de nível superior a incorporarem, no seu processo de formação, conhecimentos, habilidades e atitudes que propiciem a autoaprendizagem; a promoção de avanços na articulação entre ensino e serviços; as relações interpessoais e uma visão mais holística do ser humano na sua relação com o alimento e a saúde, no caso especifico da formação do Nutricionista.
Neste contexto, o objetivo do curso de graduação inclui a formação de um profissional crítico, com embasamento teórico e conhecimento técnico capacitados e habilitados para o desenvolvimento de atividades relacionadas à condição de saúde e nutrição do ser humano, individual ou coletivamente, sempre buscando meios para o seu aprimoramento, através do desenvolvimento de sua prática de forma crítica, e estabelecendo boa relação ética com sua clientela e com os demais profissionais.