Ementa Ativa
Código Disciplina Descrição e Conteúdo
BMA124 Anatomia N Anatomia humana. Constituição sistemática do corpo humano e estratigrafia. Sistema neuro-endócrino. Sistema circulatório. Sistema digestivo.
BMH122 Citologia e Histologia N Superfície celular. Respiração celular. Organelas envolvidas nos processos de secreção e digestão intracelular. Movimentos celulares. Núcleo e diferenciação celular. Mitocôndrias. Retículo endoplasmático. Aparelho de golgi. Lisossomos. Inclusões. Citoesqueleto. Núcleo interfásico. Estudo da estrutura e ultra-estrutura dos tecidos. Correlações histofisiológicas e aspectos histoquímicos. Disposição geral dos tecidos na constituição geral dos órgãos. Noções histofisiológicas dos sistemas.
BMH193 Embriologia N Fundamentos da reprodução. Gametos. Fecundação. Clivagem e implantação do ovo humano. Desenvolvimento de folhetos embrionários. Histogênese. Fechamento do corpo do embrião. Anexos embrionários.
BMB205 Fisiologia N Fisiologia dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal e digestivo. Função integradora e reguladora dos sistemas nervoso e endócrino sobre o organismo.
BMQ122 Bioquímica N Componentes químicos da matéria viva. Estudo das macromoléculas: proteínas, porfirinas, ácidos nucleicos e enzimas. Metabolismo energético e de proteínas: bioenergética, metebolismo de carboidrato, metebolismo lipídico, metabolismo de proteínas e metabolismo de purinas e pirimidinas. Bioquímica endócrina. Vitaminas. Bioquímica do sangue. Equilíbrio ácido-base.
BMP213 Parasitologia N Fundamentos da biologia. Mecanismos de agressão e transmissão dos parasitos do homem. Epidemiologia e profilaxia das doenças parasitárias. Parasitoses relacionadas com a alimentação, inclusive os fungos.
BMF230 Farmacologia N Conceitos farmacológicos sobre fármacos e substâncias medicamentosas. Farmacocinética. Reações idiossincrásicas. Receptores farmacológicos. Associações medicamentosas e medicamentos-alimentos. Alcaloides. Substâncias tóxicas encontradas acidentalmente em alimentos. Farmacovigilância e legislação sobre medicamentos. Medicina alternativa (fitoterapia, homeopatia)
IBG127 Genética e Evolução Curso de introdução à genética. Leis de Mendel. Neomendelismo. Teoria cromossômica da herança. Noções de genética molecular. Conceito de população mendeliana. Teorema de Hardy-Weinberg. Agentes evolutivos. Polimorfismos. Raciação e especiação.
IMW237 Microbiologia e Imunologia N Conhecimentos teóricos e práticos sobre os mecanismos de defesa do organismo, as reações imunológicas envolvidas e fatores extrínsecos que controlam o desenvolvimento de microorganismos nos alimentos.
IQA111 Química A. A natureza da matéria. Estrutura atômica e classificação periódica dos elementos. Ligações químicas. Funções da química inorgânica. Interpretação quantitativa de reações químicas. Equilíbrio químico. Reações de precipitação. Ácidos e bases. Eletroquímica e reações de oxi-redução.
IQA112 Química A. Experimental Conceitos fundamentais. Conceitos espectroscópicos. Funções da química inorgânica. Reações sem transferência de elétrons. Ácidos e bases. Oxidação e redução.
IQO110 Química Orgânica Estrutura eletrônica e ligação química. Propriedades físicas e estruturas de compostos orgânicos. Principais funções orgânicas- nomenclatura. Isomeria plana e espacial. Acidez e basicidade dos compostos orgânicos. Reatividade dos compostos orgânicos - principais tipos de reações.
IPG111 Psicologia ICB Definição da psicologia. Domínios de investigação. A abordagem em e-r e e-o-r. A abordagem cognitivista. A abordagem etológica. A abordagem psicanalítica. As relações da psicologia com outros campos da investigação.
FCS113 Sociologia Geral A problemática das ciências sociais: a questão do método, objetividade e subjetividade na sociologia; a noção de totalidade; a interdisciplinaridade. A emergência do pensamento sociológico. Introdução aos clássicos da sociologia: Marx, Weber e Durkheim. Alguns conceitos básicos da sociologia..
SSM438 Desenvolvimento da Comunidade Conceitos de comunidade: visão crítica. Desenvolvimento de comunidade no Brasil. Ação comunitária e a atuação interprofissional. Alternativas metodológicas
ECS110 Técnicas Básicas de Comunicação Análise dos elementos que integram os modelos do processo de comunicação.
IEE115 Economia História econômica: revolução industrial, expansão do capitalismo a nível mundial, desenvolvimento e subdesenvolvimento; conceitos de economia política: sistema econômico, unidades produtivas e mercados, moeda, bancos e sistemas financeiros, setor estatal, setor externo, economia brasileira: evolução recente da economia brasileira, inflação, distribuição de renda; tópicos especiais.
MAD120 Bioestatística para a Área da Saúde Apuração de dados amostrais. Estatísticas. Distribuição de probabilidade. Amostragem. Estimação. Testes de hipóteses. Correlação e regressão linear. Estatísticas médicas e vitais. Tabelas de sobrevivência.
FMP215 Patologia dos Processos Gerais Conceito de saúde e doença. Lesão e morte celular. Inflamação e resposta imune. Imunodeficiência. Tipos de agressores (biológicos, físicos e químicos). Cicatrização e reparo. Doenças da nutrição e metabolismo. Noções gerais de oncogênese e de teratogênese.
INS303 Saneamento Relação homem-ambiente. Saúde e enfermidade como fenômenos ecológicos. Problemática ecológica atual. Constituição ambiente e saúde. Saneamento: da água, do ar, da luz natural e artificial, irradiações, dos esgotos, do solo, águas fluviais, lixo, habitação, urbano e rural, industrial, controle de insetos, roedores e animais daninhos. Clima.
INS405 Epidemiologia Significação e alcance da epidemiologia: conceito, definição e objetivos. Conceito de causalidade. Indicadores de saúde: definição e uso. Tipos de estudo em epidemiologia. Epidemiologia das doenças transmissíveis: agente hospedeiro e ambiente. História natural da doença. Epidemiologia das doenças nutricionais: estado nutricional de populações; historia natural da desnutrição.
INS360 Avaliação Nutricional Metodologia de avaliação de estado nutricional. Indicadores diretos e indiretos. Fontes de informações. Situação nutricional alimentar brasileira: natureza, intenção e magnitude.
INE605 Ética e Orientação Profissional Ética, moral e valores; análise dos conceitos à luz do momento histórico atual. Ética profissional: direitos e deveres. Responsabilidade individual e profissional. Histórico da Profissão. Legislação e exercício profissional. Órgãos de classe, Conselho, Sindicato e Associação.
INS361 Educação Nutricional Conceito, importância, princípios e objetivos da educação nutricional. Papel que desempenha a educação nutricional no desempenho dos hábitos alimentares. Aplicação de meios e técnicas do processo educativo. A educação nutricional para diferentes níveis socioeconômicos e culturais da comunidade, visando à mudança de conduta alimentar.
INS511 Nutrição em Saúde Pública Importância da Nutrição em Saúde Pública. O problema nutricional em populações: fatores determinantes e avaliações do estado nutricional. Principais problemas nutricionais de populações em desenvolvimento: prevalência, diagnóstico, tratamento e prevenção. Possíveis soluções ao problema nutricional: integração das atividades de nutrição nas ações de saúde. Planejamento em saúde: conceito, etapas e instrumentos.
INS366 Administração em Saúde Pública Saúde pública: contextualização histórica e sócio-política brasileira. Aspectos sobre planejamento e gerência do setor saúde. Nutrição na equipe de saúde. Saúde-Nutrição e atividades do setor saúde por níveis de complexidade das ações. Organização dos serviços de saúde.
INSU01 Estágio Supervisionado em Nutrição Aplicada Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos para atuar como membro da equipe multiprofissional de saúde, e desenvolver uma atitude adequada ao trabalho em nível de comunidade.
INE301 Composição dos Alimentos Conceituação e classificação dos alimentos. Composição química: leites e seus derivados; carnes e pescados; ovos; gorduras e óleos comestíveis; cereais e leguminosas; frutas e hortaliças; bebidas e estimulantes.
INE405 Técnica Dietética e Culinária I Técnica Dietética: conceito e objetivos; Alimentos: conceito, classificação, características; grupos de alimentos; valor nutritivo, caracteres organoléticos, objetivos e fases gerais de preparo de alimentos; seleção, qualificação e listagem de alimentos; aquisição, conservação e custo de alimentos; terminologia, pesos e medidas equivalentes; preparações de alimentos de origem animal e vegetal e sua utilização em dietas normais; cocção, processos e métodos; distribuição e avaliação dos resultados.
INE504 Técnica Dietética e Culinária II Técnica de planejamento, estruturação e controle de cardápios, padronização quantitativa de preparações. Análise da relação custo/valor nutricional dos alimentos e controle de custo na alimentação. Os tipos mais usuais de planejamento: convencional, básico e opcional. Cardápios cotidianos e formais. Planejamento, execução e avaliação de cardápios.
INE404 Higiene dos Alimentos Conceito de higiene industrial. Flora natural e flora contaminante dos principais alimentos. Agentes microbianos responsáveis por toxi-infecções alimentares, sintomatologia das toxi-infecções alimentares.
INE401 Bromatologia Conceito, objetivo e evolução da bromatologia. Aditivos: conceito, tipos e conseqüências de seu uso nos alimentos. Estudo químico-bromatológico dos alimentos: proteínas, lipídios e carboidratos. Vitaminas. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Condimentos. Discussão da legislação referente ao controle da qualidade e fiscalização dos alimentos.
INE503 Tecnologia dos Alimentos Conceituação da tecnologia dos alimentos. Industrialização dos alimentos. Mecanismo de ação dos aditivos utilizados em alimentos. Estudo tecnológico do leite, carne, e derivados. Estudo tecnológico dos óleos. Alimentos desidratados. Doces e geléias.
INEU01 Estágio Supervisionado em Ciências dos Alimentos Treinamento de análises físicas, químicas, fisico-químicas e microbiológicas, processamento e controle de qualidade de alimentos.
INN241 Administração dos Serviços de Alimentação I Definição de características, finalidade, porte, clientela, relações intra e interdepartamentais, atividades meio e fins de um serviço de alimentação. Qualidade e tipos de serviços.
INN351 Administração dos Serviços de Alimentação II Noções básicas para funcionamento de um serviço de alimentação: definição de área física, localização, fluxos; descrição de equipamentos, instalações e utensílios; cálculo, especificação e treinamento de pessoal técnico e auxiliar; cálculo e provisionamento dos componentes básicos de um cardápio; controle de custos de refeições; critérios de avaliação.
INN505 Patologia da Nutrição e Dietoterapia I Generalidades da dietoterapia, modificação da dieta normal para atendimento ao enfermo. Controle de peso. Enfermidades e dietoterapia empregada no aparelho digestivo e órgãos anexos: fígado, vesícula e pâncreas. Enfermidades infecto-parasitárias.
INN602 Patologia da Nutrição e Dietoterapia II Generalidades sobre enfermidades e dietoterapia empregadas à enfermidade do sangue, da pele, músculo-esqueléticas, nervosas, queimaduras, cardiovasculares, renais e trato urinário. Enfermidades endócrinas e erros metabólicos. Principais distúrbios da gestação e primeira infância. Dietas cirúrgicas e comparação final entre os métodos usados em dietoterapia.
INN309 Nutrição Normal I Alimentação e Nutrição: histórico, conceito e leis. Nutrientes: conceito, classificação, funções, requerimentos e recomendações. Proteínas, glicídios, lipídios, elementos minerais, vitaminas e água: conceito, classificação, função e fontes alimentares. Cálculos dietéticos: determinação do VET e distribuição percentual dos nutrientes. Preparações e planos dietéticos: análise quantitativa e qualitativa. Utilização de tabelas de alimentos.
INN401 Nutrição Normal II Dieta normal: conceito e fatores a considerar na elaboração de planejamento dietético. Alimentação nas diferentes fases e momentos biológicos: criança, adolescente, adulto, ancião, trabalhador, atleta, gestante e nutriz. A dietética na problemática alimentar. Alimentação em situações de emergência. Dietas exóticas.
INN504 Nutrição Materno-Infantil Alimentação da gestante: importância, características e cálculos dietéticos. Alimentação da nutriz, importância, características e cálculos dietéticos. Alimentação da criança: importância, prematuro, lactente sadio, pré-escolar e escolar. Alimentação natural, artificial e mista. Lactário. Alimentação Complementar.
INNU03 Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica Atuação no tratamento dietoterápico de pacientes hospitalizados e de ambulatório. Planejamento de dietas segundo as exigências da coletividade a ser atendida e o ambiente em que será executada. Participação na equipe de saúde que atende os pacientes. Pesquisas sobre tratamento das patologias mais comuns em nosso meio, com vistas à aplicação da dietoterapia.
INNU02 Estágio Supervisionado em Nutrição Normal Atuação no planejamento e execução de dietas para coletividade sadia a fim de atender às necessidades do organismo nas diversas etapas da vida, considerando atividade, hábitos alimentares e disponibilidades econômicas.
INNU01 Estágio Supervisionado em Nutrição Materno-Infantil Atuação no tratamento de gestante e crianças sadias e enfermas. Planejamento de dietas segundo as exigências da coletividade a ser atendida e o ambiente em que será executada. Participação em programas de alimentação materno-infantil em nível de saúde pública.

acessoainform  ouvidoria  injc  pr1 superest  ru  linkyoutube  museu

UFRJ Graduação - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Desenvolvido por: TIC/UFRJ