Em 1948, autorizado pelo Conselho Universitário da Universidade do Brasil, o então INUB passou a oferecer o Curso de Graduação em Nutrição, consagrado como um dos mais tradicionais no país. Merece ressalva, o fato de que o Curso de Graduação em Nutrição tem figurado, nos últimos anos, entre aqueles com bom índice de procura na UFRJ e entre os cursos com os menores índices de evasão, despertando cada vez mais entre os jovens, o interesse por essa área de conhecimento.

Consagrado como um dos mais tradicionais no país, o Curso de Graduação em Nutrição do INJC tem figurado, nos últimos anos, entre aqueles com os maiores índices de procura e com os menores índices de evasão da UFRJ, além de apresentar um elevado índice de conclusão do curso no tempo mínimo recomendado. Pela excelência de sua formação, seus alunos têm obtido excelentes oportunidades em estágios extracurriculares, bolsas, premiações acadêmicas, rendimento no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) do MEC. Os egressos do curso destacam-se em diversas atividades no mercado de trabalho, além de obterem excelentes resultados em concursos públicos e apresentarem, muitos deles, trajetória acadêmica seja na condição de docentes ou pós-graduandos em instituições de renome nacional.

O INJC colabora na formação de outros profissionais, ministrando disciplinas e conteúdos para outros cursos de Graduação da UFRJ como Enfermagem, Educação Física, Medicina, Fonoaudiologia e Engenharia de Alimentos. Seu Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) do INJC, credenciado pela CAPES, tem como objetivo formar mestres e doutores na área de nutrição. O PPGN inclui ainda o mestrado profissional em Nutrição Clínica pioneiro no Brasil. O INJC oferece, também, cursos de especialização (Lato sensu) e atualização em subáreas de conhecimento da Nutrição. Em agosto de 2009, sob a chancela acadêmica do INJC, foi implantado o curso de Graduação em Nutrição no campus da UFRJ no norte fluminense, no município de Macaé.

Além de sua missão de formar recursos humanos, o INJC tem contribuído para geração do conhecimento na área de nutrição e alimentação por meio da articulação ensino e pesquisa e da inserção em atividades de extensão. Em relação a esta última, destacamos o envolvimento da unidade junto ao sistema de alimentação da UFRJ, cuja responsabilidade técnica está a cargo do INJC.

acessoainform  ouvidoria  injc  pr1 superest  ru  linkyoutube  museu

UFRJ Graduação - Instituto de Nutrição Josué de Castro